sexta-feira, 21 de março de 2014

Viagem à Lisboa

Lisboa produz diferentes sentimentos em mim, foi a primeira cidade europeia em que pisei (aeroporto), e vou levar para sempre comigo a imagem daquela madrugada do dia 25, as luzes da cidade refletidas no Tejo ao amanhecer.
     Ao retornar senti uma grande euforia, não só por estar com minhas amigas, mas por termos aterrissado em segurança (todos os passageiros aplaudiram por chegarmos vivos, vocês podem ter uma noção de como foi o voo).
     No transporte do aeroporto para o hotel, tive uma sensação que eu não posso explicar. Ver as ruas, as calçadas, era como estar no Brasil, só que na Europa. Fiquei super feliz ao reconhecer instituições e bancos iguais, placas escritas na minha própria língua.
      Enfim, como chegamos de noite, decidimos caminhar um pouco no centro da cidade e escolher um lugar para comer (nem vou comentar que, depois de seis meses, comi uma picanha maravilhosa com arroz e feijão, quase chorei de emoção). Lá, já fizemos amizade com alguns portugueses e ganhamos até bolo da senhora que estava fazendo aniversário.
      No dia seguinte fomos visitar a cidade e a torre de Belém, e comemos nossos sanduíches num parque em frente ao Monastério dos Jerônimos. Apesar do vento e do chafariz que nos molhou, foi ótimo. Era o primeiro dia oficial de viagem e aquelas meninas já tinham se tornado minha família.

Depois do almoço, fomos no museu da Marinha e descobrimos a vastidão de terras conquistadas pelos Portugueses, e também os instrumentos disponíveis na época, difícil acreditar que as embarcações obtinham sucesso. Antes de voltar à Lisboa, decidimos estimular a produção de vitamina D e curtir o sol (inexistente nessa terra belga).

Quarta feira fizemos um tour guiado pela manhã, fiquei impressionada: nossa primeira opção de viagem era a Grécia, e de repente, as construções brancas contrastadas com o azul da água encontramos ali também.

De tardinha vimos o pôr-do-sol no Tejo, com a ponte 25 de Abril ao fundo, maravilhoso!

Quinta feira, fomos à cidade de Sintra. Chegando à estação de trem, compramos uma passagem de ônibus que nos conduziria a um Castelo e um Palácio.
     O Castelo dos Mouros é uma fortificação construída no século X, depois da conquista muçulmana na Península Ibérica. Honestamente, eu me apaixonei por este lugar, ele dava uma visão magnífica da cidade e parecia de conto-de-fadas.

Nosso próximo destino foi o Palácio da Pena. É um palácio que foi construído em 1838 por ordens do rei D. Fernando II, parecia estar na terra de Aladim.
"Em 1847, a obra estava já concluída, desenvolvida em projeto por um alemão, mas com várias intervenções decisivas por parte do rei ao nível dos detalhes decorativos e simbólicos. Por exemplo, foi a pedido do monarca que foram idealizados os arcos ogivais, as torres de sugestão medieval,e alguns elementos de inspiração árabe. Além disso, também a pedido do rei, foi reproduzida na fachada norte do Palácio uma imitação do Capítulo do Convento de Cristo em Tomar." (http://www.historiadeportugal.info)

A noite, no hostel, decidimos sair todos juntos no Bairro Alto, de 6 meninas, passamos para 15 pessoas (nem todos estão na foto), bom demais!

Sexta feira, fomos até a cidade de Sesimbra fazer um passeio de barco no Cabo Espichel.
     Sabe quando você vai a lojas de eletrodomésticos e nas televisões aparecem imagens lindas de gaivotas voando sob a água azul, e no fundo rochedos? Foi a mesma coisa, só que em 3D de verdade, acompanhado do cheiro e do vento, para mim, foi a parte mais legal da viagem. Nos rochedos encontramos pegadas de dinossauros, resquícios arqueológicos dos diferentes compostos de diferentes épocas que formavam cores distintas, praias desertas, difícil de explicar, nem fotos poderiam.

E, em nossa última noite fomos ao Bairro Alto com o pessoal do hotel de novo, pena que dessa vez não tiramos foto.
     No sábado fizemos nossas malas, caminhamos uma última vez pela cidade, comemos num restaurante na praça e logo fomos embora. O fim da viagem me deixou nostálgica, mas feliz por ter vivido tudo isso, e por ter ainda quatro meses ao lado dessas meninas maravilhosas, que se tornaram mais do que importantes para mim.

Torre de Belém

Monastério dos Jerônimos no fundo e o chafariz que nos molhou